Serviço público de DNS do Google

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Serviço público de DNS do Google

Mensagem por brujah999 em Seg Dez 07 2009, 08:47

Google anuncia serviço público de DNS – Saiba como usar


Na expectativa de permitir que os usuários tenham uma navegação mais rápida, segura e sem restrições, a Google lançou um serviço de DNS (Domain Name System) aberto, gratuito e disponível ao mundo todo. Trata-se dos seguintes endereços:

- 8.8.8.8;
- 8.8.4.4.

Cada site na internet possui um endereço IP. Como o volume de sites é muito grande, servidores de DNS espalhados pelo mundo guardam uma relação que informa qual endereço está relacionado a determinadas páginas. O problema é que, dependendo do provedor de internet do usuário, esse serviço pode ser lento ou conter alguma característica que incomode o usuário ou mesma o impeça de acessar certos endereços.

Para evitar problemas como esses, muitos usuários utilizam serviços públicos de DNS, sendo que o mais conhecido é o OpenDNS, que oferece os endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220. A partir de agora, a Google passa a disponibilizar o mesmo tipo de serviço pelos endereços informados no início do texto, que levam vantagem logo de início por serem fáceis de decorar.

Se você utiliza o Windows XP, pode usar os serviços de DNS da Google da seguinte forma: vá em Iniciar / Painel de Controle / Conexões de Rede e Internet / Conexões de Rede. Feito isso, escolha a conexão de rede que você utiliza e clique com o botão direito do mouse em Propriedades. Na aba Geral (ou Rede, dependendo do seu computador), selecione Protocolo Internet (TCP/IP) e depois clique em Propriedades. Escolha a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, informe a sequência 8.8.8.8 no primeiro campo e 8.8.4.4 no segundo.

No Windows 7, vá em Iniciar / Painel de Controle / Rede e Internet / Alterar as configurações do adaptador (canto superior esquerdo), clique com o botão direito do mouse na conexão que você utiliza e escolha Propriedades. Depois, vá à aba Rede, selecione Protocolo TCP/IP versão 4, clique em Propriedades, ative a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, informe a sequência 8.8.8.8 no primeiro campo e 8.8.4.4 no segundo.



Configurando endereços de DNS no Windows 7

Se você é usuário de Linux, Mac OS ou pretende informar os endereços de DNS da Google em um roteador, pode encontrar orientações neste link. Para mais informações, acesse a página code.google.com/speed/public-dns.

Referência: Official Google Blog.

Emerson Alecrim

_________________

"Programadores são ferramentas para converter cafeína em código."
avatar
brujah999
Iniciante

Mensagens : 228
Data de inscrição : 14/10/2009
Idade : 36
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum