Introdução ao ASP.NET 2.0 para desenvolvedores do Visual Basic

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Introdução ao ASP.NET 2.0 para desenvolvedores do Visual Basic

Mensagem por brujah999 em Qui Out 29 2009, 09:38

Introdução ao ASP.NET 2.0 para desenvolvedores do Visual Basic

Scott SwigartPublicado em: 3 de outubro de 2006

Este artigo faz uma introdução à criação de aplicativos da Web com ASP.NET 2.0 para desenvolvedores do Visual Basic .NT e do Visual Basic 6. Ele se concentra nas principais diferenças entre o desenvolvimento de aplicativos de área de trabalho e aplicativos da Web.
Aplica-se ao:


  • ASP.NET 2.0

  • Visual Studio 2005

Resumo: Este artigo faz uma introdução à criação de aplicativos da Web com ASP.NET 2.0 para desenvolvedores do Visual Basic .NT e do Visual Basic 6. Ele se concentra nas principais diferenças entre o desenvolvimento de aplicativos de área de trabalho e aplicativos da Web. (10 páginas impressas)


Introdução


Se você for como eu, deve desenvolver, principalmente, aplicativos de área de trabalho. Entretanto, é bastante comum que desenvolvedores de área de trabalho precisem fazer desenvolvimento na Web de tempos em tempos. O propósito deste artigo é acelerar o aprendizado de desenvolvedores do Visual Basic .NET e do Visual Basic 6 para criação de aplicativos Web com o ASP.NET 2.0. Portanto, o objetivo desse artigo é falar a língua dos desenvolvedores de área de trabalho e se concentrar no que há de diferente no desenvolvimento para a Web. Ele também assume que seu principal objetivo seja criar páginas da Web sobre dados e que seu maior interesse seja permitir ao usuário exibir informações a partir de um banco de dados. Isso se aplica ao seu caso? Então, prossiga. Inicio da pagina


Guia de Introdução


Para realizar as etapas descritas, você precisará do Visual Studio 2005. Também será necessário fazer o download do suplemento Projetos de aplicativos Web do Visual Studio 2005. No caso das instruções para exibição de informações do banco de dados, serão necessários, ainda, o SQL Server 2005 Express Edition e o banco de dados de exemplo Northwind.
O Visual Studio 2005 fornece os recursos necessários para a criação de sites ASP.NET com recursos completos. No entanto, o Visual Studio 2005 é originalmente entregue com um sistema de projetos menores para a criação de sites. Para alguém proveniente de uma experiência de desenvolvimento de área de trabalho, isto faz com que a criação de sites funcione e pareça muito diferente da criação de aplicativos de área de trabalho. O suplemento Projetos de aplicativos Web do Visual Studio 2005 aumenta a similaridade entre as criações de aplicativos Web e de área de trabalho. As instruções aqui fornecidas pressupõem que você tenha este suplemento instalado.
Instrução: Criação de um aplicativo Web simples


  1. Se ainda não o fez, faça o download e instale o suplemento Projetos de aplicativos Web do Visual Studio 2005.

  2. Inicie o Visual Studio 2005.

  3. No menu File, clique em New e, depois, em Project.

  4. Em Project Type, selecione Visual Basic.

  5. Em Template, selecione ASP.NET Web Application.
    O Visual Studio criará o novo aplicativo Web que contém uma única página da Web. O designer mostrará o código de marcação da página. É possível editar a página neste modo de exibição Source ou usar um editor WYSIWYG.

    Figura 1. Novo aplicativo Web (clique na imagem para ampliá-la)

  6. Clique no botão Design, na parte inferior do editor de código, para alternar para o modo de exibição WYSIWYG.
    À primeira vista, a semelhança de criação entre aplicativos Web e aplicativos de área de trabalho pode ser decepcionante.

  7. Clique na superfície de design e Digite seu nome: .

  8. Na caixa de ferramentas, arraste um controle Textbox para a superfície de design, diretamente após o texto que você acabou de digitar.

  9. Clique para colocar o cursor após o controle Textbox e pressione ENTERpara criar uma nova linha.

  10. Na caixa de ferramentas, arraste um controle Button para a superfície de design.

  11. Clique para colocar o cursor após o controle Button e pressione ENTER para criar uma outra quebra de linha.

  12. Na caixa de ferramentas, arraste um controle Label para a superfície de design, abaixo do botão.
    A página completa deve ser semelhante com o que mostra a Figura 2.

    Figura 2. Aplicativo Web com controles
Inicio da pagina


Layout da página


Algo deve ficar bem claro quando se começa a criar páginas da Web: não se pode simplesmente colocar um controle em qualquer lugar. Os aplicativos de área de trabalho são projetados de modo a lhe permitir posicionar controles em qualquer local de pixel desejado. As páginas da Web, por outro lado, são projetadas para serem "dinâmicas". Isso significa que o layout de sua página será formatado dinamicamente. O navegador alongará ou encurtará as linhas, conforme o espaço disponível.
Isso também significa que o layout de rótulos e caixas de texto exigem que os controles da Web sejam colocados em tabelas que controlam o alinhamento.
Instrução: Layout de controles


  1. Selecione o conteúdo da página e pressione DELETE para apagar tudo.

  2. No menu Layout, clique em Insert Table.

  3. Em Rows, digite 2.

  4. Em Columns, digite 2.

  5. Clique em OK.
    Você pode digitar ou arrastar os controles diretamente para as células da tabela. Observe que a tabela garante que as margens esquerdas de suas caixas de texto fiquem todas bem alinhadas. Tabelas são o mecanismo primário para controlar o layout de páginas da Web.

  6. Digitando nas células da tabela e arrastando controles a partir da caixa de ferramentas, crie a interface de usuário mostrada na Figura 3.

    Figura 3. Aplicativo Web usando tabelas para controlar layout
Inicio da pagina


Acionamento por evento


O ASP.NET fornece um modelo de programação que se parece muito como a criação de aplicativos Windows Forms. Em cenários simples, a natureza "Web" do aplicativo é abstraída e você pode lançar mão de sua experiência como desenvolvedor de área de trabalho para se familiarizar rapidamente.
Instrução: Vinculando manipuladores de eventos


  1. Clique duas vezes no controle Button na superfície de design para gerar o código para seu evento Click.

  2. Insira o código a seguir. Label1.Text = "Welcome " & TextBox1.Text

  3. Pressione F5 para "executar" o aplicativo Web.

  4. Digite seu nome na caixa de texto User Name.

  5. Clique no botão Button. Deve aparecer algo similar à Figura 4.

    Figura 4. Testando os manipuladores de eventos

Isto parece bastante lógico, mas é importante compreender o que está acontecendo aqui. O código é executado no servidor Web para gerar a página HTML, que é enviada e exibida no navegador. Se este fosse um aplicativo Windows, o Formulário contendo os controles ainda estaria em execução e poderia conter variáveis etc. Contudo, no caso dos aplicativos Web, quando a interface do usuário aparece no navegador, a classe de página do servidor já foi descarregada. Inicio da pagina


Gerenciamento de estado


Imagine criar um aplicativo de área de trabalho que tivesse que ser desligado e reiniciado a cada interação com o usuário. Em outras palavras, o aplicativo geraria um Formulário que o usuário poderia visualizar e, depois, o executável encerraria. Se o usuário clicasse em um botão no formulário, o aplicativo reiniciaria discretamente, processaria a entrada, geraria um novo bitmap de Formulário e encerraria. O resultado seria um aplicativo bem desmemoriado. Os dados que não recebessem código para serem salvos ao desligar e carregados ao inicializar seriam perdidos. As variáveis de nível de formulário seriam efetivamente inúteis, pois seus valores seriam perdidos entre o desligamento e a reinicialização. Por estranho que pareça, é basicamente assim que funcionam os aplicativos Web. A instrução a seguir ilustrará este comportamento.


  1. No Visual Studio 2005, no Solution Explorer, clique com o botão direito do mouse em Default.aspx e, em seguida, clique em View Code.

  2. Em uma linha depois de Inherits System.Web.UI.Page, digite o código a seguir. Public previousUser As String
    Esta é uma variável de nível de página que armazenará o nome de usuário anterior que você digitou.

  3. Modifique o código do manipulador de eventos Button1_Click desta forma: Label1.Text = "You were " & previousUser & ", and now you're " & TextBox1.Text previousUser = TextBox1.Text
    Se você executar o aplicativo, digite o nome Francisco, clique no botão e, em seguida, digite o nome Paulo e clique no botão novamente; será exibida a mensagem You were Fred, and now you're Jim. É desta forma que o código funcionaria em um aplicativo de área de trabalho. Todavia, você perceberá que não é esse o comportamento obtido.

  4. Pressione F5 para executar o aplicativo.

  5. Digite Francisco e clique no botão.

  6. Digite Paulo e clique no botão.
    Observe que o valor previousUser nunca é exibido. Ele está sempre dizendo You were ..., and now you're Jim. O que está acontecendo?
    O problema é que a classe de página está sendo destruída e recriada a cada clique no botão. Isso significa que a variável previousUser é criada e inicializada em uma cadeia de caracteres vazia, recebendo, em seguida, o valor da caixa de texto; o processamento da página se completa, a classe de página é destruída e a variável previousUser é descartada. Quando se clica novamente no botão, o processo se repete.
    A página não é o local para armazenar nenhuma informação que precise ser lembrada pelo site no decorrer das interações com o usuário. Em vez disso, o ASP.NET fornece essa natureza de armazenamento através das variáveis "Session".

  7. Modifique o código do manipulador de eventos Button1_Click desta forma: Label1.Text = "You were " & Session("previousUser") & ", and now you're " & TextBox1.Text Session("previousUser") = TextBox1.Text

  8. Pressione F5 para executar o aplicativo.

  9. Digite Francisco e clique no botão.

  10. Digite Paulo e clique no botão.
    Agora você obteve o comportamento correto (consulte a Figura 5). Usando variáveis Session, o site consegue lembrar de informações no decorrer das interações com o usuário.

    Figura 5. Usando variáveis Session para gerenciar estado

O gerenciamento de estado é uma das maiores diferenças entre desenvolvimento Web e de área de trabalho. Se precisar que seu site se lembre de algo no decorrer das interações com o usuário (e normalmente é assim), você não poderá usar variáveis simples para armazenar tais informações. Em vez disso, será necessário usar algo como as variáveis Session para instruir explicitamente o servidor Web para que guarde um valor. Inicio da pagina


Sites centrados em dados


A maioria dos sites funcionam, principalmente, como interface do usuário baseada em informações de banco de dados. O ASP.NET 2.0 vai muito além da simplificação desses tipos de sites. A próxima instrução lhe fornecerá uma idéia do que estou falando. Observe que criar sites centrados em dados completos é um grande tópico, que não pode ser abordado completamente neste artigo. Isto posto, a seção Recursos adicionais indica muitos lugares em que você pode encontrar mais conhecimentos.
Para realizar a instrução a seguir, será preciso fazer o download e instalar o SQL Express e o banco de dados de exemplo Northwind. Há links para fazer isso na seção Recursos adicionais.


  1. No Solution Explorer, no menu Project, clique em Add New Item.

  2. Em Template, selecione WebForm e clique em Add.

  3. Clique na guia Design, na parte inferior da janela do editor de código.

  4. Na seção Data da caixa de ferramentas, arraste um controle GridView para o designer.

  5. Na marca inteligente GridView Tasks, clique em Choose Data Source e em .

  6. Na caixa de diálogo Choose a Data Source Type, selecione Database e clique em OK.

  7. Clique em New Connection.

  8. Em Server Name, digite localhost, caso tenha o SQL Server instalado. Se tiver o SQL Express instalado, digite .\sqlexpress.

  9. Em Select or enter a database, digite Northwind.

  10. Clique em Test Connection para certificar-se de que a conexão com o banco de dados está funcionando.

  11. Clique em OK.

  12. Clique em Next.
    Informações como cadeia de caracteres de conexão não são simplesmente codificadas no aplicativo. Em vez disso, esse tipo de informação é colocado no arquivo .config do aplicativo Web, onde pode ser facilmente alterado sem a necessidade de alterações no código-fonte. Neste ponto, você deverá informar o nome a ser dado à cadeia de caracteres de conexão.

  13. Na caixa de diálogo Save the Connection String, clique em Next.
    Agora, você deverá informar a origem dos dados que deseja exibir. É possível inserir SQL ad-hoc, usar um procedimento armazenado ou selecionar uma tabela ou modo de exibição específico.

  14. Na lista suspensa Name, clique em Orders.

  15. Em Columns, selecione *.

  16. Clique em Next.

  17. Clique em Test Query para certificar-se de que a comunicação com o banco de dados está funcionando conforme o esperado.

  18. Clique em Finish.
    Observe que o controle GridView mostra as colunas do banco de dados em tempo de execução. Você também tem controle total sobre o processamento da grade. O modo Web padrão de aplicar aparência e funcionamento consistentes a um site é através de uma tecnologia conhecida como Folhas de estilo em cascata (CSS, Cascade Style Sheets). Todavia, um mecanismo mais simples é autoformatar a grade, da forma como você escolheria uma autoformatação no Microsoft Office.

  19. Clique com o botão direito do mouse no controle GridView e clique em Auto Format.

  20. Escolha um dos formatos, como Professional.
    O controle GridView também oferece suporte a uma série de recursos avançados, como classificação e paginação, sem a necessidade de codificação.

  21. Clique com o botão direito do mouse no controle GridView e clique em Properties.

  22. Em Properties Panel, defina a propriedade AllowPaging como True.

  23. Defina a propriedade AllowSorting como True.

  24. Pressione F5 para executar o aplicativo Web.

  25. O aplicativo deve se parecer com o que mostra a Figura 6.


    Figura 6. Aplicativo Web centrado em dados (clique na imagem para ampliá-la)

É possível clicar nos títulos de coluna para classificar por aquela coluna. Também pode-se clicar nos números de página, na parte inferior, para navegar pelas páginas de resultados. Inicio da pagina


Outros recursos ASP.NET 2.0 importantes


Há uma série de outros recursos no ASP.NET que aumentam muito a produtividade e que visam cenários de desenvolvimento comuns.
Páginas mestras
Em aplicativos de área de trabalho, é fácil simplesmente dispor os menus e as barras de ferramentas apropriados em formulários individuais. No caso dos sites, contudo, a navegação normalmente é mais global. Geralmente, uma barra de navegação simples é exibida em todas as páginas do site. O ASP.NET fornece o recurso para fazer isso por meio de Páginas mestras. Basta adicionar uma Página mestra como item em sua solução. Use tabelas na Página mestra para controlar onde devem ficar o cabeçalho, a barra de navegação, o rodapé, o conteúdo principal da página e assim por diante. Em seguida, coloque uma referência à Página mestra em uma página de conteúdo particular. O conteúdo da página aparecerá dentro da Página mestra, na área de conteúdo. A Figura 7 mostra um exemplo simples. Para obter mais informações sobre o uso de Páginas mestras, consulte a seção Recursos adicionais.

Figura 7. Página mestra (clique na imagem para ampliá-la)
Autenticação e autorização
É muito comum ter um site, ou parte dele, que solicite um nome de usuário e uma senha para liberação do acesso. O ASP.NET 2.0 oferece suporte extenso para esse cenário. Primeiro, o ASP.NET fornece uma ferramenta de administração de sites que inclui um Assistente que o guiará pelas seções de configuração de seu site no que diz respeito a associações (consulte a Figura .

Figura 8. Assistente de configuração de segurança (clique na imagem para ampliá-la)
Para obter mais informações sobre segurança de sites da Web, consulte a seção Recursos adicionais. Inicio da pagina


Conclusão


Desenvolvimento Web é diferente de desenvolvimento de ?rea de trabalho. Contudo, o modelo de programa?ção do ASP.NET possibilita uma série de similaridades surpreendentes. Ao criar sites da Web, basta que você vincule manipuladores de eventos a controles, assim como faria em aplicativos de área de trabalho. O gerenciamento de estado é diferente, porque as páginas são criadas e destruídas a cada solicitação, mas o ASP.NET fornece a variável Session, que lhe permite manter informações na memória do servidor. O ASP.NET também inclui controles potentes, porém fáceis de usar, para cenários comuns, tais como a criação de sites centrados em dados. Finalmente, o ASP.NET contém assistentes completos para guiá-lo na configuração do site no que se refere a tarefas complexas, como habilitar autenticação e autorização. Inicio da pagina


Recursos adicionais


Pré-requisitos deste artigo

Guia de Introdução sem o Visual Studio


  • O Visual Web Developer 2005 é um ambiente de desenvolvimento pequeno e livre que permite que você se familiarize com o desenvolvimento ASP.NET 2.0. Caso não tenha acesso ao Visual Studio 2005, eu lhe recomendo enfaticamente usar o Visual Web Developer.

Usando a ajuda

Cursos de treinamento


  • Os Cursos de E-Learning na Web são disponibilizados pela Microsoft a preços razoáveis. Se estiver em busca de treinamentos aprofundados e autodirigidos, confira.

No futuro


  • As Apresentações Mix 06 olham para o futuro do desenvolvimento Web e de área de trabalho. Se quiser saber quais tecnologias estão em desenvolvimento agora, confira.

"Sobre o autor "
Scott Swigart passa seu tempo prestando consultoria, criando e falando sobre tecnologias emergentes e convergentes. Com a experiência de desenvolvimento por mais de 15 anos, e o constante contato com futuras tecnologias de desenvolvimento de software, Scott consegue ajudar as organizações a obter o máximo da tecnologia hoje existente, enquanto se prepara para alavancar a tecnologia do amanhã. Scott é também o autor de vários livros sobre o .NET; é instrutor (MCT) e desenvolvedor (MCSD) certificado pela Microsoft, além de ser um Microsoft MVP. Sinta-se à vontade para entrar em contato com Scott, em scott@swigartconsulting.com, ou conheça suas mais recentes aspirações, em blog.swigartconsulting.com.

_________________

"Programadores são ferramentas para converter cafeína em código."
avatar
brujah999
Iniciante

Mensagens : 228
Data de inscrição : 14/10/2009
Idade : 36
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Introdução ao ASP.NET 2.0 para desenvolvedores do Visual Basic

Mensagem por Robson Alves em Qui Out 29 2009, 15:23

Legal, logo mais eu faço um "Re-make" de asp.net para C#...

A diferença básica é apenas e somente a Sintaxe! Wink vlw

_________________
As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.

Administrador do Fórum
Analisa/Programador at Senior Solution
http://RobsonAlves.Net
avatar
Robson Alves
Iniciante

Mensagens : 133
Data de inscrição : 10/10/2009
Idade : 28
Localização : São Paulo

http://robsonalves.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum